INTENSIFICADORES
São recursos/técnicas utilizadas para intensificar um, alguns ou todos os exercícios.
A principal característica é a possibilidade de treinar em alta intensidade utilizando pesos menores que 80, 70, 60% do 1RM.
Podendo ser utilizado no inicio do treino como recurso de pré-exaustão, no final como finalização ou até mesmo no meio do treino, tudo depende da periodização e da visão do treinador com o aluno.
Existem muitos, mas listei os que eu considero bons e eficientes que utilizo na prescrição de treinos dos meus alunos e nos meus.
DROP-SET
Deverá administrar um peso para que a falha muscular venha entre 8 e 12 repetições, aí então reduza 20%/30% do peso e realize outra série onde a falha venha entre 8 e 12 repetições, outra redução de peso e novamente outra série até a falha, após essas três falhas musculares vem o repouso, e repita esse procedimento 3x (3 falhas e um repouso).
STRIP-SET
Administrar um peso em que a falha muscular venha entre 8 e 12 repetições, quando chegar a falha reduzir uma pequena porcentagem do peso e realizar outra série, semelhante ao drop-set, a diferença e que no strip-set será mais longa, enquanto no drop-set são três series no strip-set terá series até o peso da máquina acabar.
FST-7
A característica principal do fst7 é o repouso ativo, nele o repouso será alongando a musculatura alvo.
BI-SET
Consiste em terminar uma série de um exercício e imediatamente realizar outro exercício para o mesmo músculo alvo, o intervalo após o segundo exercício.
PRÉ-EXAUSTÃO
Consiste em realizar um exercício monoarticular antes de realizar um exercício multiarticular, ambos para a mesma musculatura alvo.
NO STOP
Consiste em realizar um exercício unilateral, alternando os membros sem repouso, de um lado para o outro sem parar.
CLUSTER-SET
Consiste em realizar séries com poucas repetições, 4 a 6 e repousos curtos, cerca de 10 segundos e fazer quantas séries forem necessárias para alcançar um número de repetições estipulados pelo seu treinador.